HCI participa de ação em alerta aos males do cigarro

  • 30 de agosto de 2022
whatsapp-image-2022-08-30-at-11-12-05994b94050163c18df02d3bff3319e13f

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado ontem, dia 29, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) recebeu a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Ijuí, que realizou ação informativa, com intuito de provocar a reflexão sobre o hábito de fumar e os malefícios que provoca à saúde.

A data foi instituída pela Lei 7.488, de 1986,  e determina a promoção de campanhas para  alertar a população sobre as doenças causadas pelo uso do fumo, como câncer de pulmão e boca, visando diminuir o consumo de tabaco. Com o passar dos anos, outras legislações foram sendo aprovadas, com o mesmo objetivo, a exemplo da Lei 9294/96,  que proíbe fumar em locais coletivos, sejam públicos ou privados. Em dezembro de 2014, entrou em vigor a Lei Antifumo, que reforçou o combate ao fumo, proibindo a propaganda de cigarros. Outros projetos estão em análise, como o que proíbe a comercialização, importação e a publicidade de dispositivos eletrônicos utilizados em substituição ao cigarro e demais produtos fumígenos, e que tiveram aumento considerável no consumo, principalmente pelos mais jovens.

“O uso do cigarro é responsável por gerar um problema de saúde pública e o combate é permanente. Temos uma responsabilidade com a população, promovendo ações de prevenção e promoção à Saúde, sempre lembrando dos malefícios do tabaco, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente e social, e essa atividade realizada pela Aapecan está alinhada a nossas políticas institucionais de informar nossos pacientes e colaboradores”, comenta o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

As substâncias contidas no cigarro podem contribuir para diferentes tipos de neoplasias, sendo os mais citados por especialistas o câncer de pulmão e o de boca. Conforme dados do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HCI, até o momento, foram recebidos 43 novos casos de neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões – 75 pacientes estão em tratamento para a doença.

Para quem deseja parar de fumar, o Sistema Único de Saúde dispõe da Rede de Tratamento do Tabagismo, articulada pelo Ministério da Saúde, responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com os municípios. Instituições e empresas que desejem promover ação de conscientização, através do projeto HCI Comunidade, sobre o tema, podem entrar em contato conosco pelo número 3331 9339.

error: Este conteúdo está protegido!