HCI participa do Congresso Nacional das Santas Casas, em Brasília

  • 25 de agosto de 2022
whatsapp-image-2022-08-25-at-09-33-57308836e6481bce9996d9401624f560a9

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), representado por seu diretor-geral, Jeferson Machado Pereira, está presente na 30ª edição do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que acontece em Brasília, desde terça-feira; ao mesmo tempo, ocorre o 13º Congresso Internacional das Misericórdias.

Com o tema Conectar e Inovar para assegurar o futuro da saúde, ambos os eventos tiveram a participação de uma comitiva gaúcha formada por gestores de hospitais filantrópicos e de Santas Casas, entre eles o HCI, e propõem espaços para trocas de ideias que ajudem o setor a evoluir. “As discussões tiveram como temas centrais saúde, gestão e filantropia, sendo esta uma oportunidade de inspiração, reflexão e trocas de experiências tanto entre as federações estaduais quanto de profissionais”, destaca Pereira.

A programação contou com um seminário simultâneo, de Saúde Suplementar, e salas temáticas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e Ensino e Pesquisa. Também durante o Congresso, foi apresentado levantamento inédito realizado por cinco entidades do setor hospitalar brasileiro, que apontou números impactantes sobre o que pode acontecer caso não seja apresentada uma fonte de receita às instituições para o pagamento do piso salarial da Enfermagem, lei aprovada sem a identificação da fonte de custeio.

A pesquisa prevê o fechamento de 20 mil leitos e o desligamento de 83 mil colaboradores em todo o Brasil, a partir do próximo mês, quando começam a ser pagos os novos salários. Além disso, segundo o que relataram as mais de 2,5 mil instituições de Saúde consultadas, para viabilizar a continuidade da operação: 51% terão de reduzir o número de leitos, 77% terão de reduzir o corpo de Enfermagem, 65% terão de reduzir o quadro de colaboradores em outras áreas e 59% terão de cancelar investimentos.

error: Este conteúdo está protegido!