As Organizações de Procura de Órgãos (OPO) têm como atribuição principal organizar a logística nos hospitais localizados na sua área de atuação, definidos por critérios geográficos e populacionais, sob a gerência da Central de Transplantes do Estado e do Sistema Nacional de Transplantes.
Com o objetivo de auxiliar no aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Transplantes, a OPO 4, do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, promoveu capacitação à equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), sobre os protocolos de morte encefálica e doação de órgãos, ministrada pela enfermeira Fabiane Dal Conte Buzatto, com a presença da médica Simone Zuchelli e da Gerência de Enfermagem.
O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País. Em números absolutos, é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Esse serviço também é realizado no HCI, por uma equipe médica de especialistas e profissionais altamente qualificados.
Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, o trabalho da Cihdott se torna fundamental, pois, além de fazer o primeiro contato com os familiares, também é responsável por promover e incentivar ações direcionadas à conscientização da população sobre todas as etapas do procedimento, que começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu um novo órgão. Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000