Compliance é realidade no HCI

  • 1 de julho de 2022
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Mais do que uma mudança de administração e comunicação, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) investe em uma mudança de cultura, envolvendo todos os colaboradores e prestadores de serviços da Instituição através de um novo sistema de gestão: o Compliance, que tem o papel de estabelecer regras, processos e procedimentos para garantir que a lei seja cumprida e orientar a conduta de todos com base em princípios éticos, em conformidade com os regulamentos internos e externos.

O Compliance envolve todos os setores da Instituição, desde Recursos Humanos, Jurídico, Compras, Financeiro e a Comunicação. Para isso, o HCI passa a contar com o compliance officer, Lucas Ahmad, profissional responsável pela implementação e gestão de todas as práticas da área, incluindo a capacitação para o trabalho, o passo a passo para cada atividade e tudo o que é necessário para o processo.

“O objetivo desse projeto é implementar um Mecanismo de Integridade que esteja alinhado com a legislação brasileira e gere consequências positivas para a Instituição, como proteção contra os riscos estabelecidos pelas leis; prevenção contra ilicitudes, suborno, corrupção, fraudes em geral, participação em cartéis ou em questões anticoncorrenciais, fraudes contábeis, fraudes em concorrência e/ou licitações, pagamentos de facilitação, conflitos de interesse, lavagem de dinheiro, etc; detecção de eventuais desvios de conduta por parte de colaboradores e parceiros comerciais; melhoria de processos, do relacionamento entre funcionários, coibição de assédios e melhoria do ambiente de trabalho; redução de custos e de riscos trabalhistas; entre outros”, explica Ahmad.

Mecanismo de Integridade é a terminologia utilizada pela Lei Anticorrupção Brasileira (Lei da Empresa Limpa), cujo significado é um pouco mais amplo que o do Compliance. Significa “fazer o certo sempre”, independentemente da lei. Portanto, agir com ética, integridade, honestidade e dentro de padrões internos definidos pela empresa, etc.

O projeto se divide em duas fases. A primeira, da implementação, já está em andamento, desde junho, no HCI; a segunda é voltada à execução e gestão.

“A cultura de compliance vai ao encontro de tudo o que nós, enquanto diretoria, priorizamos, que são as boas práticas de governança corporativa, se tornando um importante pilar de sustentação para uma administração orientada pela ética, pela integridade e pela transparência, valores que fazem parte de nossa gestão, na garantia de uma Instituição que atua com seriedade e idoneidade”, frisa o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

“Compliance busca agregar valor à empresa, mas isso só será possível se houver apoio de fato da alta direção e dos colaboradores envolvidos”, finaliza Ahmad.

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