A importância do cuidado com a saúde do rim. Esse foi o tema da roda de conversa promovida pelo projeto HCI Comunidade em parceria com o serviço de Nefrologia e o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Instituição de Saúde, e o ESF Tancredo Neves, direcionado à comunidade do bairro.
Médica nefrologista e coordenadora da Hemodiálise do HCI, Ana Doile abordou questões relativas à prevenção e tratamento, frisando a importância de manter uma alimentação saudável, hidratação, atividade física e a realização de exames preventivos.
A insuficiência renal pode ocorrer devido a problemas como diabetes, pressão alta, inflamação nos vasos que filtram o sangue, doença renal policística, doença autoimune e obstrução do trato urinário, entre outros. Quando os rins param de funcionar, o paciente deve se submeter a sessões de hemodiálise, cuja periodicidade pode variar de duas a sete vezes por semana, dependendo do caso do paciente. Cada sessão pode durar de três a cinco horas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), para uma melhor qualidade de vida, o transplante renal pode ser indicado em muitos casos.
Já a farmacêutica do NEP, Camila Donato Mahl apresentou o Núcleo, que é um serviço novo no HCI, criado em setembro de 2021. “Conversei sobre a pesquisa clínica e das diversas especialidades médicas envolvidas, dos benefícios para os participantes e também dos protocolos que estamos recrutando”, conta.
Participaram da roda de conversa profissionais da Enfermagem, médicos, agentes comunitários, nutricionistas, pacientes do ESF e comunidade do bairro Tancredo Neves e adjacências.
Para informações sobre o projeto HCI Comunidade ou parcerias, basta entrar em contato com o Serviço Social pelo número 3331 9300, ramal 9615, e falar com o coordenador Alessandro Borré.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000