Devido à interrupção de atendimentos durante a pandemia, centenas de pessoas passaram a aguardar por algum procedimento. A redução destas filas de espera nos municípios se tornou também uma das preocupações da atual gestão do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Um dos esforços para sanar este gargalo está na realização de convênios com as prefeituras, o qual prevê a realização de cirurgias eletivas de média complexidade, nas diferentes especialidades e de acordo com a demanda de cada gestor, por um valor diferenciado.
“Esses contratos são para atendimentos tanto no Pronto Socorro quanto internação clínica e cirurgias eletivas em diversas especialidades entre elas cirurgia geral, urologia, proctologia, ginecologia e vascular”, comenta a gerente de Controladoria, Dorkas Picinini.
Já aderiram à nova modalidade os municípios de São Miguel das Missões, Jóia e, nesta semana, foi assinado contrato com a prefeitura de Entre-Ijuí. Assim que o convênio é assinado, as equipes do HCI, em conjunto com a Saúde dos municípios, realizam o agendamento das consultas com os pacientes, para realizarem os exames pré-cirúrgicos e, após o procedimento, também receberão toda a assistência pós-cirúrgica.
Conforme o presidente do HCI, Douglas Uggeri, estão sendo encaminhadas tratativas com demais prefeituras da região dentro desta nova modalidade – Salto do Jacuí, Vitória das Missões, Panambi e Boa Vista do Cadeado. “Diante da pandemia, nos superamos no atendimento à população. O Estado como um todo teve as cirurgias chamadas eletivas, não urgentes, represadas. Ouvimos diversos hospitais de referência e vimos uma oportunidade de zerarmos a fila represada, onde as prefeituras têm papel importante nesta mudança, ajudando financeiramente para que possamos dar continuidade ao atendimento da população que necessita de algum destes procedimentos, de média complexidade”, afirma. “Nosso objetivo é contribuir e estamos à disposição dos gestores municipais para encontrarmos juntos a melhor maneira de conseguirmos reduzir essas filas de espera devolvendo a saúde a nossa comunidade”, finaliza Uggeri.
Também participaram da assinatura do convênio o coordenador de Relações Institucionais do HCI, Allan Fonseca, a voluntária Liane Ghisleni, o prefeito de Entre-Ijuí, Paulo Meneghini, o vice-prefeito, Jordão Dirceu de Oliveira, a secretária municipal de Saúde, Walquiria Kessler Moscon, o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauri Lizot, e o secretário-geral e de Administração, Maurício Klein.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000