A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) atua na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho com ações direcionadas à preservação da vida e promoção da saúde dos colaboradores. Hoje, no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a Cipa HCI preparou ações para reforçar a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), correspondentes às exigências das funções, fornecidos pela própria Instituição de Saúde.
Se utilizando das novas ferramentas de comunicação, os cipeiros organizaram dois vídeos em que , a partir de uma abordagem leve e dinâmica, alertam aos colaboradores para que não se descuidem da maneira adequada de se protegerem, buscando manter o HCI como um ambiente seguro a todos, promovendo também a
“É sempre válido falarmos sobre a importância do uso do EPI, que deve começar pela conscientização, tanto dos riscos quanto das boas práticas com o equipamento ou com a atividade desenvolvida”, comenta o presidente da Cipa, Alisson Frós.
Uma das missões do Abril Verde é justamente focar o debate e ajudar a estabelecer quais são as responsabilidades de cada um e quais ações devem ser tomadas. Não no sentido de culpabilizar cada grupo, mas para garantir a cooperação de todos em prol desse objetivo. Para isso, a Cipa HCI organizou uma Roda de Conversa sobre Segurança no Trabalho para o dia 4 de maio, às 14h, no auditório da Instituição, conduzida pela coordenadora do Sesmt, Luana Obregon, pela coordenadora do Desenvolvimento Humano, Laís Sartor, e com a participação de cipeiros.
“Essas ações colaboram para a produtividade da sua equipe de trabalho que poderá desenvolver as atividades em segurança e com tranquilidade. Portanto, lembre-se sempre: fornecer EPIs e EPCs adequadamente é um gesto de carinho com o trabalhador e responsabilidade com a sua empresa.
A campanha – Abril Verde é um movimento do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná. Essa iniciativa foi uma forma de levantar e focar nos temas relativos à saúde e segurança no trabalho. Esse movimento nasceu como resposta à existência de um grande número de vítimas de acidentes de trabalho, muitos dos quais poderiam ser prevenidos. Desde sua implementação, o governo instituiu o mês de abril como mês da conscientização sobre esses temas.
Cenário nacional – Conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reúne dados sobre os Acidentes do Trabalho no País e no mundo, os números mais recentes são alarmantes. De 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores e trabalhadoras sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, de acordo com os indicadores atualizados do . No contexto dos países do G-20 e das Américas, o Brasil ocupa o segundo lugar em mortalidade no trabalho, atrás apenas do México – oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego. Somente em 2020, por conta da Covid-19, o total de auxílios-doença por transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, chegou a 289 mil – um aumento de 30% em relação a 2019, quando foram registrados 224 mil.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000