O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) recebeu uma equipe de médicos de Porto Alegre, na última semana, para realização da primeira captação de órgãos deste ano e que beneficiará pacientes que estão na fila de espera. O doador, um homem de 26 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve morte encefálica.
De acordo com a coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HCI, a médica Simone Zuchelli, foram captados fígado e rins, e, pela segunda vez na Instituição, o coração. Ela orienta sobre a importância de conversar com os familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos, pois, por lei, a decisão final é tomada sempre pela família.
“A família do doador nos relatou que ele era uma pessoa muito querida e que gostava de sempre estar ajudando aos demais e, lembrando dessas características, a doação de órgãos seria uma atitude que ele teria e, apesar da dor que estavam sentindo naquele momento, se sentiram confortados em poder ajudar outras pessoas”, conta a enfermeira da Cihdott, Andreia Heidmann. “A Comissão e demais membros da equipe multiprofissional fazem um trabalho muito importante, são momentos que exigem bastante dos profissionais, mas saber que tantas pessoas sairão da lista de espera devido ao gesto de uma família, faz tudo valer a pena no final, é gratificante fazer parte desse trabalho.”
Além de Andreia, também participaram do procedimento, realizado na madrugada do dia 12, os médicos de Porto Alegre, Álvaro Albrecht, Marcus Przepiorka e Juliano Martini, a enfermeira do Bloco Cirúrgico, Claudia Camargo, e a médica anestesista, Letícia Machado Roehrs, a enfermeira da UTI Coronariana, Camila Festsch, e demais técnicos e instrumentadores com acompanhamento da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Fila de espera – Em 2020, a lista de espera por órgãos chegou a 50 mil pessoas, alcançando este número pela primeira vez, e houve queda na taxa nacional de doadores, reflexo também da pandemia de covid-19. Atualmente, conforme última divulgação do Sistema Nacional de Transplantes, são mais de 53 mil pessoas na fila de espera por um transplante de órgão, dos quais, 31 mil aguardam um rim e 19 mil esperam por uma córnea. Para mudar esse quadro, o próprio Ministério da Saúde lançou no ano passado, uma campanha para estimular as pessoas a conversarem com os familiares sobre o desejo de doar. Mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, o HCI aderiu à campanha nacional realizando diversas ações internas e também em suas plataformas digitais.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000