HCI faz nova agenda em Brasília

  • 14 de abril de 2022
whatsapp-image-2022-04-18-at-13-34-137619b868fb61f781a596ff95ab4aa27c

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) cumpriu agenda na Capital federal, representado pelo diretor voluntário, Sandro Viecili, e o coordenador de Relações Institucionais, Allan Fonseca, nesta semana. Sem distinção política ou partidária, os gestores visitaram os gabinetes de deputados e senadores e realizaram a entrega de um mimo em agradecimento ao apoio dos parlamentares ao HCI, através da destinação de emendas parlamentares, que alcançaram a marca de R$ 8,8 milhões em recursos captados, e também pela intermediação em prol dos projetos do Hospital junto ao governo federal.

A diretoria estatutária do HCI, incluindo o presidente, não recebe salário ou qualquer tipo de benefício financeiro, sendo um trabalho voluntário e com o único objetivo de contribuir com a recuperação econômico-financeira e com o desenvolvimento da Instituição de Saúde. “Somos quatro diretores voluntários e nos dedicamos integralmente ao HCI nessas viagens, com o intuito de captar recursos através de emendas parlamentares, que ajudam a equilibrar as contas e garantem insumos para o atendimento aos nossos pacientes”, comenta Viecili. “Nossa diretoria tem uma premissa, que é ser apartidária, ou seja, buscamos apoio de todos os partidos. Nossa missão é captar recursos para fortalecer nosso caixa e, consequentemente, melhorar ainda mais nossos serviços à comunidade.”

Durante uma das visitas, Viecili e Fonseca encontraram-se com o presidente Jair Bolsonaro, oportunidade em que agradeceram pelo apoio às demandas do HCI, que busca a aquisição de dois novos e importantes equipamentos utilizados no tratamento de câncer – o Acelerador Linear e a Braquiterapia.

“Quem, de fato, usufrui de nossa assistência, sabe que nossos profissionais são diferenciados e as emendas parlamentares são um complemento à defasada Tabela do SUS. Sempre vamos buscar recursos, pois nenhum deputado ou governo vai ajudar se não tivermos prestação de contas e muita transparência no cuidado com o dinheiro investido. Dobramos nossa captação em 2022, sinal que estamos ganhando confiança e credibilidade. Na gestão, trabalhamos com projetos e captações e temos o jornalista Allan Fonseca como coordenador do setor, que chamamos de Relações Institucionais, e assim melhoramos o diálogo com parlamentares e o governo. Acertamos o passo”, comemora o diretor voluntário.

 Para fechar a agenda, a comitiva do HCI foi recebida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz. Encontros intermediados pelo deputado federal Sanderson (PL-RS), que tiveram como principal assunto a garantia de recursos para dois importantes projetos da Instituição de Saúde. A aquisição de um novo Acelerador Linear, para o Serviço de Radioterapia, e um novo equipamento de Braquiterapia, utilizado no tratamento de câncer de colo de útero, ambos para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que realiza nove mil atendimentos por mês e é referência para 1,5 milhão de pessoas.

“São valores substanciais (R$11,4 milhões), que requerem estudo de nossa equipe de Orçamento, já tendo passado pelo crivo da equipe técnica, que deu parecer favorável ao pleito. São equipamentos a serem substituídos por novos, que garantem a continuidade do tratamento à população assistida. Fiquei impressionado com os números apresentados, sendo quase 100% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde”, afirmou Queiroga aos dirigentes do HCI.

error: Este conteúdo está protegido!