Doações fazem a diferença no dia a dia do HCI

  • 12 de abril de 2022
whatsapp-image-2022-04-06-at-21-23-313dad3dd6cb917707ccd7ac8e02c9571f

“Sua doação transforma” é a campanha institucional do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) de incentivo à generosidade, através da qual a comunidade pode contribuir de diferentes formas, auxiliando no fortalecimento da Instituição de Saúde, nas diferentes unidades assistenciais, a exemplo da UTI Neonatal, que recebeu da Casa Ama, entidade mantida pela Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami) a doação de polvos do amor feitos de crochê, que serão colocados junto aos bebês prematuros, tranquilizando-os na ausência da mãe, pois os pequenos podem abraçá-los e se sentirem acolhidos. Essa ação ajuda-os a atravessarem com mais conforto o período em que ficam nas incubadoras.

Quem quiser contribuir com a iniciativa, também pode fazer somente a doação de novelos de lã, e a confecção dos polvinhos é feita pelo grupo de voluntárias do HCI e entregues à UTI Neonatal. Coordenadora da Unidade, a enfermeira Débora Savedra orienta que os doadores entrem em contato com a equipe antes de realizarem as doações, pois há particularidades em relação ao material que precisam ser consideradas, por se tratarem de prematuros e exigirem um cuidado especial. O telefone para contato é 55 3331 9300, ramal 9422.

Outras formas de ajudar – O HCI deu um importante passo em direção a sua recuperação econômica, entretanto, ainda não é possível afirmar que todos os problemas foram resolvidos, principalmente quando há uma dívida de R$150 milhões a ser administrada. Considerando ainda que cerca de 80% dos atendimentos realizados são para pacientes via SUS, a busca constante por recursos para fazer frente à crescente demanda se torna alternativa à Instituição de Saúde.

Uma das formas de a comunidade contribuir com o Hospital é também através de doações de utensílios, materiais e alimentos não-perecíveis, que reduzem os impactos no caixa e permitem o direcionamento dos recursos a outras áreas, sem deixar de prestar assistência qualificada. Conforme a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HCI, a nutricionista Lauren Franciscatto, a população pode realizar a doação de talheres em inox, jarras e canecas plásticas, que são utilizadas pelos pacientes durante as refeições. “Até esse mês estamos utilizando os alimentos arrecadados no 1º Desafio Solidário, realizado há seis meses. Conforme esses alimentos vão acabando, também aumentará o nosso custo, então, todas as doações de alimentos não-perecíveis são bem-vindas e fazem a diferença”, afirma.

error: Este conteúdo está protegido!