Heart Time do HCI realiza complexo procedimento

  • 22 de fevereiro de 2022
tavi-viv9226117e7f40422bb9ab742a24220c2b

A equipe de Heart Team, com cirurgiões cardíacos, vasculares e endovascular, médicos hemodinamicistas, ecocardiografistas, anestesiologistas, do serviço de Hemodinâmica do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou novo procedimento de implante valvular aórtico percutâneo (Tavi), desta vez, dentro de uma prótese, através de uma técnica denominada de valve in valve (VIV), que é utilizada quando há elevado risco associado à retroca valvar cirúrgica em pacientes idosos.

Nesse caso, o paciente, de 84 anos, já havia passado por cirurgia cardíaca em 2015, para troca da válvula aórtica e pontes de safena e mamária. “Agora, apresentava estenose da prótese valvar aórtica e por conta do risco em realizar uma cirurgia convencional, optamos pelo tratamento de implante de prótese pela virilha. O procedimento foi um sucesso”, explica a médica cirurgiã, Silvana Berwanger.

Também participaram do procedimento os médicos do HCI, Leonardo Zanatta, Carlos Mayer, Júlio Coracini, Fábio Silva, Marcelo Andres e do cirurgião do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto L. Prates, com apoio da equipe de Enfermagem.

error: Este conteúdo está protegido!