HCI é recebido pelo ministro da Saúde

  • 18 de fevereiro de 2022
ministro-da-saudeb3936b7ec79728354bff3cffa8f69f56

O Planejamento Estratégico adotado pelas diretorias voluntária e Executiva do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) tem alinhado a busca de novas parcerias para a constante adequação tecnológica nos serviços de Alta Complexidade, como o Cacon, referência macrorregional, que atende a 200 municípios, que conforme estatística de 2021, realizou 81.163 atendimentos, uma média de 6,7 mil mensais.

O Cacon acaba de completar 20 anos de serviços, sendo que dois equipamentos importantes, como o Acelerador Linear (Radioterapia) e o aparelho de Braquiterapia entram em estado de obsolescência, ou seja, ficam sem assistência técnica. Diante da situação, em novembro passado, o presidente do HCI, Douglas Uggeri , acompanhado do diretor voluntário, Marco Antônio Sagave e do coordenador de Relacionamento Institucional, Allan Fonseca, esteve no Ministério da Saúde na busca por orientações relativas à troca dos antigos equipamentos, por novos.

“Pensando em nosso paciente, em ter uma continuidade no tratamento de ponta, fomos atrás da parceria com o Ministério da Saúde, e com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, para conquista desses dois equipamentos. O primeiro passo foi dado, e buscamos a documentação exigida. Saímos de Brasília otimistas”, lembra Uggeri.

O ponto decisivo foi o apoio do deputado federal, Giovani Cherini (PL-RS), que é líder da Bancada Gaúcha e vice-líder do Governo na Câmara, na intermediação junto ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Nesta semana, o diretor voluntário, Carlos Alberto Scapini, e o representante do HCI em Brasília, Allan Fonseca, apresentaram ao próprio ministro, a importância do HCI no cenário estadual e solicitaram os dois novos equipamentos, que garantem o atendimento de 90 casos novos de câncer por mês, que passam pelo tratamento de Radioterapia e Braquiterapia.

“Apresentamos ao ministro Queiroga, os dados relativos aos atendimentos e ele ficou impressionado com a dimensão do serviço no interior do Estado, ficando alinhado com nosso pedido que vai abranger uma população de mais de dois milhões de pessoas”, explica Scapini.

Após a audiência, os representantes do HCI estiveram em uma reunião técnica com a equipe do Ministério da Saúde, que avaliza a troca dos equipamentos.

“Ficamos satisfeitos com a avaliação técnica que autoriza a compra dos aparelhos, pois levamos a documentação necessária para essas aquisições. Agora, vamos aguardar os trâmites burocráticos, que são normais ao processo. Ijuí e região se fortalecem com esse reconhecimento do Ministério da Saúde”, comemora Fonseca.

error: Este conteúdo está protegido!