HCI qualifica habilidades de novos colaboradores

  • 27 de janeiro de 2022
incubadora-ok032ce0bdddf7620d34c3b715429aa673

A Incubadora de Aprendizagem na Enfermagem (IAE) é uma metodologia de ensino em serviço aplicada no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) desde 2011, tem por objetivo qualificar habilidades técnicas e comportamentais de profissionais de Enfermagem recém-contratados na Instituição, com o acompanhamento e supervisão direta da enfermeira da Educação Continuada por um período de 16 dias.

No primeiro dia de trabalho, os colaboradores recebem treinamentos teóricos como parte do programa de ambientação e integração às normas e rotinas do HCI, com a participação dos setores de Desenvolvimento Humano, Segurança do Paciente, Resíduos Sólidos, Sesmt, Departamento de Administração de Pessoal e Educação Continuada.

No segundo e terceiro dias, os novos colaboradores recebem treinamento específico relacionado à área de Enfermagem, ministrados pela enfermeira supervisora da Educação Continuada, Cledir França Garcia, com abordagem de temas como registros no prontuário do paciente, procedimentos operacionais padrão de Enfermagem (POPs), Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e ambientação on-line no Portal do Colaborador. Também é realizada aula prática de técnicas e curativos no âmbito hospitalar.

A partir do quarto até o 15º dia de trabalho, os profissionais realizam as atividades de treinamento prático na Clínica Médica, assumindo a assistência integral aos pacientes internados, realizando procedimentos de Enfermagem, administração de medicamentos e registros no prontuário com o acompanhamento e supervisão direta da enfermeira da Educação Continuada.

A unidade escolhida para realizar a IAE para técnicos de Enfermagem é a Clínica Médica 2B, por atender aos requisitos propostos no check-list de acompanhamento do novo colaborador e por ter um maior número de pacientes internados com alta dependência dos cuidados de Enfermagem.

No 16º dia, é realizada a avaliação de desempenho e aplicada uma prova teórico-prática para avaliar as competências do novo colaborador para ser liberado à unidade de destino da contratação, devendo alcançar desempenho de 70% de aproveitamento. Caso não alcance o percentual esperado, deverá permanecer por mais sete dias na IAE, acompanhado pela enfermeira da Educação Continuada e realizará nova prova ao final do período.

“A IAE é uma forma de aprendizagem na Enfermagem que permite integrar inovação, tecnologia e educação, possibilitando aos profissionais da área captar a realidade do cotidiano, despertar e aplicar novas ideias, aprimorar competências e habilidades, adquirir e adicionar conhecimento e, desta maneira, fazer a diferença em suas trajetórias profissionais. Construir o conhecimento no próprio ambiente de trabalho do ser humano, pensando na complexidade do sujeito e do mundo do trabalho, possibilita uma mudança, renovação de serviços, qualificação do cuidado prestado ao paciente, formação de liderança e crescimento individual e coletivo”, acentua Cledir.

error: Este conteúdo está protegido!