Pedido do HCI é protocolado no Ministério da Saúde

  • 3 de setembro de 2021
cherini-visita-2-9-2021e8799bae6ed5f6619fb2c83c6dfa262e

Encontro realizado na prefeitura na tarde de quinta-feira, dia 2, com a presença do presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Douglas Uggeri, e do deputado federal Giovani Cherini (PL/RS), resultou em uma importante notícia para a instituição de Saúde, que busca a aquisição de um novo Acelerador Linear para o Serviço de Radioterapia, do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Isso porque, Cherini informou que o pedido para a compra de um novo equipamento já foi protocolado junto ao Ministério da Saúde. O prefeito Andrei Cossetin e o vice, Marcos Barriquello, participaram do encontro.
O apoio do parlamentar veio ainda em maio deste ano, quando foi realizada uma primeira reunião, em formato virtual, por iniciativa do vereador Bira Erthal (PL) e do coordenador de Relações Institucionais do HCI, Allan Fonseca, e com a participação do diretor-geral, Jeferson Machado Pereira. À época, o deputado se comprometeu em intermediar com o governo federal, a compra do novo aparelho para substituir o mais antigo, que completa duas décadas no próximo ano. Em 2017, o HCI inaugurou um novo Acelerador Linear, com tecnologia de última geração, e agora busca esse novo equipamento para dar continuidade ao atendimento de ponta aos pacientes em tratamento oncológico.
“O Instituto Nacional do Câncer (Inca) já entrou em contato conosco, porque após 20 anos o aparelho fica obsoleto e é descartado. O Cacon realiza muitos atendimentos. Temos alguns modelos de aparelhos, porque é preciso que ele seja compatível com o tipo que temos atualmente, principalmente porque hoje podemos fazer IMRT e radioterapia local, antigamente era aberto e matava tanto células boas quanto ruins, deixando sequelas muito importantes. Quando conseguirmos um aparelho melhor, qualificaremos ainda mais o tratamento e, consequentemente, o número de complicações devido à radioterapia reduzirá. Precisamos de sua ajuda para o Cacon, que atende a uma população de 1,5 milhão de pessoas e, se o aparelho for retirado no ano que vem, ficaremos novamente com um somente, e isso para nossa região é pouco”, reforçou Uggeri.
O presidente do HCI lembrou também que o novo equipamento de Ressonância Magnética da instituição de Saúde já está pronto na Alemanha, aguardando somente a adequação do local para abrigá-lo. “Temos o espaço pronto, mas como a ressonância libera muitas partículas, é preciso um bunker para proteção. Nosso objetivo, enquanto diretoria, é de investir todos esses valores na Saúde e no Hospital, para melhorarmos os atendimentos, e é isso que estamos buscando, e conseguindo, e com o seu apoio conseguiremos ainda mais.”
Cherini revelou que solicitou audiência ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também terá a presença da diretoria voluntária do HCI, para alinhar o projeto, em outubro, em dia a ser agendado. “Contem conosco, reafirmo com vocês nosso compromisso, e têm todo meu apoio”, concluiu o deputado.

error: Este conteúdo está protegido!