HCI investe na segurança do paciente

  • 8 de setembro de 2021
cledir-franca-jornada1f0a49eeb7df49a44dbfab37fc39126f

Supervisora da Educação Continuada do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), a enfermeira Cledir França Garcia participou de mesa redonda na I Jornada de Educação em Enfermagem – Dimensões práticas e tecnológicas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), na quinta-feira, dia 2. Cledir é coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) – Polo Rio Grande do Sul, que conta com representantes de todos os Estados brasileiros, e participou de debate sobre o tema Educação para a Qualidade e Segurança no Cuidado, com as enfermeiras, Simone Pasin, do HCPA, e Susana Ramos, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Chulc), de Portugal, com moderação da enfermeira Giovana Flores, do HCPA.

“Abordamos a implementação das estratégias para a segurança do paciente nas instituições de Saúde. Minha fala foi bem direcionada sobre o uso de metodologias ativas que utilizamos, em 2018 e 2019, para implantar os protocolos no HCI. Também comentamos sobre a importância da Educação Continuada e Permanente dos trabalhadores em Saúde”, comenta a enfermeira.

A Rebraensp foi criada em 2005, pela Rede Internacional em Enfermagem e Segurança do Paciente (Riensp), sendo São Paulo o primeiro Estado a instituí-la no País, em maio de 2008. “É uma estratégia de vinculação, cooperação e sinergia entre pessoas e instituições de Saúde, ensino e organizações, através de programas de desenvolvimento em cuidados na Saúde, gestão, pesquisa, informação e educação, voltados tanto para a Educação Inicial quanto Permanente da Enfermagem”, explica Cledir.

Na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, como objetivo de conscientizar profissionais de Saúde, gestores, pacientes, educadores e a população em geral sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de Saúde, contribuindo para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado. Dentro das ações de celebração da data, que neste ano tem como tema Cuidado Materno e Neonatal, a enfermeira Cledir ministrará, junto com enfermeira docente da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Cecília Saraiva, curso internacional de Segurança do Paciente, na modalidade on-line, Módulo Parto Seguro.

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso, o que reforça a importância de serem adotadas medidas de prevenção para reverter tal panorama. A instituição de uma data voltada à segurança do paciente possibilita que todos os serviços de Saúde possam desenvolver, localmente, ações com profissionais e os ambientes de assistência.

“Dentro das grandes mudanças na atualidade no mundo do trabalho, temos alguns desafios para o trabalhador em Saúde e hospitais. Aos trabalhadores, um deles é aprender a aprender. A Enfermagem, e a própria Saúde, estão sempre mudando. Hoje, temos sempre atualizações de conhecimento, protocolos, produtos e medicamentos, e é preciso investir em educação continuada para seguir atuado. O maior desafio para hospitais e empresas de Saúde é reter talentos, desenvolver profissionais e captá-los, para isso, é importante a educação contínua pensando sempre no desenvolvimento profissional dos trabalhadores em Saúde, e que as instituições de saúde tenham programas de capacitação profissional. Já o desafio da Educação Continuada em Enfermagem é oferecer acesso às inovações na assistência integral ao paciente dentro do mercado de trabalho. Sempre precisamos pensar no objetivo maior que é a melhoria na qualidade da assistência a nosso paciente”, conclui a coordenadora.

error: Este conteúdo está protegido!