HCI firma acordo com Executivo e Legislativo em benefício de pacientes

  • 17 de agosto de 2021
contrato-vereadoresc18b333304a28515aff2dbbace4930f0

Acordo importante foi firmado entre o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), poder Legislativo e poder Executivo municipal, e que beneficiará toda a comunidade ao zerar a fila em procedimentos de cirurgia geral e ginecologia, há mais de 18 meses paralisada devido à pandemia, e que levaria até 2023 para ser colocada em dia.

Na quinta-feira, dia 12, pela manhã, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e o secretário municipal de Saúde (SMS), Márcio Strassburger, foram recebidos pela diretoria voluntária da instituição, para alinhar a contratualização de cirurgias eletivas com objetivo de zerar a fila de espera do Município. Na oportunidade, o presidente do Legislativo, Jorge Amaral (Progressistas), apresentou a proposta de destinar R$ 1 milhão do Orçamento da Câmara para o pagamento de 450 procedimentos em cirurgia geral e ginecologia, a serem feitos pelo HCI. Para isso, os vereadores primeiro abrirão mão do recurso por meio de um ofício enviado ao Executivo, que por sua vez, elabora um projeto de lei que retorna à Câmara para aprovação.

“Espero que esse seja o primeiro passo de uma parceria forte que tenhamos enquanto instituição com o Município de Ijuí, graças à Câmara de Vereadores, e o início para que outros municípios também vejam o Hospital de Caridade como um prestador de serviços. Esse acordo vem ao encontro do que estamos pregando dentro da diretoria, dentro de Ijuí e do próprio Estado, que é começar a trabalhar mais, para ganhar mais. Nós temos os profissionais, temos a equipe e temos o interesse, faltava somente esse elo, que está começando, para fazermos o bem maior que o Hospital está aqui para fazer, que é melhorar a saúde de nossos munícipes”, frisou o presidente do HCI, Douglas Uggeri.

Jorge Amaral explicou que, em vez de esperar o final do mandato para o repasse das sobras do Orçamento ao Município, e assim não tendo gestão sobre o recurso e nem podendo definir onde ele será usado, a Mesa Diretora decidiu antecipar a destinação da verba em benefício dos pacientes, a partir desta parceria com o HCI. “Embora todas as demandas da cidade sejam importantes, acho que como médico tenho que pautar minha administração pela busca em resolver os problemas na Saúde”, pontuou, acrescentando que, com esse acordo, o Legislativo assume uma responsabilidade que é do Estado.

O presidente do Legislativo antecipou que os trâmites burocráticos devem levar em torno de 60 dias até que o recurso seja liberado para a instituição. Entretanto, as cirurgias devem começar de imediato. Para dar celeridade ao processo, o HCI já está organizando com a Secretaria Municipal de Saúde a lista de pacientes para iniciar os procedimentos e beneficiar a população, que há meses está aguardando na fila.

Participaram da reunião, os diretores voluntários do HCI, Marco Antonio Sagave e Carlos Alberto Scapini, e os conselheiros, Jorge Braz e Evaldir Walker, e da Câmara Municipal, os vereadores da Mesa Diretora, vice-presidente, Bira Erthal (PL), segundo vice-presidente, Matheus Pompeo (PDT), e o secretário, Paulo Braga (PDT).

error: Este conteúdo está protegido!