NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

Começa a Semana de Prevenção à Lesão por Pressão do HCI

POSTADO EM: 18/11/2021
Começa a Semana de Prevenção à Lesão por Pressão do HCI

Teve início hoje a Semana da Prevenção de Lesão por Pressão (LPP) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Até o dia 25 de novembro, serão desenvolvidas ações educativas, atividades como o Big Fone da Prevenção à LPP e reflexões sobre medidas preventivas desenvolvidas pelos colaboradores no dia a dia da Instituição de Saúde. Também hoje é celebrado o Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão, que tem por objetivo conscientizar e educar sobre as boas práticas baseadas em evidências.

Conforme a National Pressure Injury Advisory Panel (NPIAP), a lesão por pressão é conhecida por um dano localizado na pele e nos tecidos subjacentes, geralmente próxima a uma proeminência óssea ou relacionado a um dispositivo médico. Ocorre como resultado de intensa pressão por um tempo prolongado ou pressão em combinação com cisalhamento. Neste sentido, a prevenção à LPP em pacientes hospitalizados é desenvolvida por meio de ferramentas que permitem identificar precocemente as circunstâncias ou ações que influenciam ou poderiam influenciar o acontecimento.

No momento da internação no Hospital, é realizado o planejamento da assistência ao paciente de acordo com sua necessidade e, assim, o colaborador terá subsídios para definir estratégias adequadas para prevenir a ocorrência, tornando a assistência ao paciente mais segura.

O HCI desenvolve ações de prevenção à lesão por pressão. Algumas se referem à identificação e classificação dos pacientes quanto ao risco para LPP obtidas pela aplicação da Escala de Braden (adultos) e Braden Q (crianças) no momento da internação, também é entregue ao paciente e familiares, uma cartilha padronizada de orientações, além da utilização de produtos padronizados, prescrição dos cuidados de acordo com o risco para LPP, terapia nutricional, e conta com a Comissão de Prevenção de Lesão por Pressão composta por diferentes colaboradores assistenciais.

 "A comissão de LPP promove ações de educação e atualização em prol do atendimento completo e sistematizado, buscando prevenir lesões e aperfeiçoar as ações de segurança ao paciente hospitalizado”, ressalta enfermeira, Daiana Zambonato.


CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung