NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

HCI reforça importância do vínculo afetivo na Prematuridade

POSTADO EM: 17/11/2021
HCI reforça importância do vínculo afetivo na Prematuridade

Celebrado hoje, o Dia Mundial da Prematuridade foi criado para sensibilizar e inspirar todos a refletirem nas estratégias para prevenção ao nascimento prematuro e para melhorar a assistência neonatal aos pacientes, como parte da campanha Novembro Roxo alusiva à elaboração de medidas de enfrentamento e de ações voltadas à Saúde Materno Infantil.

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), engajado também nesta causa, realizou o 2º Simpósio de Neonatologia com o tema Separação Zero, em que foram abordados assuntos relativos ao vínculo afetivo nesta etapa da vida, especialmente em tempos de pandemia, e também sobre a segurança do paciente neonatal, importância da amamentação, o trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano dentro da Instituição, além de trazer depoimentos de pais de bebês que estiveram internados na UTI Neonatal. 

Dentre os diferenciais do HCI na Atenção à Saúde Materno Infantil destacam-se os plantões presenciais, 24 horas por dia, de médico obstetra e pediatra dentro da Clínica Materno Infantil, o que garante ainda mais segurança aos atendimentos direcionados a estes pacientes.

Priorizando sempre a melhoria dos serviços que oferece, o HCI trabalha com ações voltadas ao programa Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), buscando a certificação para boas práticas nesta área do cuidado, resgatando o parto humanizado, com estratégias de promoção ao parto normal, estímulo ao contato pele a pele precoce, logo após o nascimento, e a garantia dos direitos das mulheres como protagonistas do seu trabalho de parto. Contamos também com o Banco de Leite Humano, referência para a região, que realiza a busca ativa de doações e dá todo o suporte nas questões envolvendo o aleitamento materno.

A UTI Neonatal também desenvolve inúmeros projetos, dentre eles, A hora do soninho, protocolos de manuseio mínimo, Rede para Prematuros, Polvos do Amor, hidrocinesioterapia, Grupo de Pais, e A face da prematuridade, em que, através de fotos e vídeos, a equipe de profissionais do HCI busca desmistificar a imagem da sociedade quanto ao bebê prematuro, visto que ele permanece internado por um longo período e necessita de suporte avançado em terapia intensiva, e também leva um pouco mais de tranquilidade aos pais. Este projeto conta com a parceria das fotógrafas Simone e Simara, que fazem a captura das imagens e divulgação, de forma voluntária.

“Todo esse trabalho só é possível com o engajamento de toda a equipe multidisciplinar qualificada e que busca diariamente estratégias para minimizar os danos e possíveis sequelas ocasionadas pelo parto prematuro, sendo referência no cuidado e na Atenção à Saúde Materno Infantil”, destaca a enfermeira supervisora de áreas fechadas e especiais do HCI, Francieli Krey.



CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung