NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

HCI dá posse à nova Cipa

POSTADO EM: 14/10/2021
HCI dá posse à nova Cipa

O cuidado com a vida dos colaboradores é o princípio básico para o bom andamento do ambiente de trabalho e consequente sucesso da empresa. Garantir um ambiente saudável e seguro à atuação profissional é o principal objetivo de Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), responsável por promover ações e campanhas preventivas a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, harmonizando os ambientes com foco na preservação da vida e na promoção da saúde do trabalhador. A Cipa do HCI, gestão 2021/2022, composta por 30 cipeiros – 15 representantes do empregador e 15 dos empregados -, divididos entre titulares e suplentes, tomou posse na tarde de quarta-feira, em ato oficial no auditório da instituição.

Antes da posse, todos os novos cipeiros passaram por treinamento, de 28 de setembro a 2 de outubro, com diferentes abordagens – Segurança e Saúde no trabalho em serviços de Saúde; higiene do trabalho; legislação trabalhista e previdenciária; risco biológico, mapa de risco; ergonomia; acidente de trabalho.

Também foram dois dias dedicados à prevenção e combate a incêndios, com o primeiro direcionado à teoria, e o segundo, à prática, com a realização de diversos exercícios de simulação. A partir disso, os novos cipeiros também compõem a Brigada de Incêndio do HCI, alinhada à NR-23, sendo pessoas treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de princípios de incêndio. Todos receberão o atestado de brigadista de incêndio, e devem passar por reciclagem, anualmente.

Também tomaram posse, o presidente da Cipa, Alisson Frós, da Tecnologia da Informação, indicado pelo HCI, e a vice-presidente, Luciane de Bragas, da auditoria assistencial, eleita pelos colaboradores. “Essa é minha segunda experiência na Cipa, e cada oportunidade é um contexto diferente. Na primeira vez, foi no início da pandemia, e tudo que conhecíamos sobre a Cipa, sua forma de atuação e interação junto às pessoas, não foi possível de ser feito, a própria Sipat ocorreu de forma virtual, então, tivemos que nos reinventar enquanto Cipa. Acredito que essa nova gestão, em que estou como presidente, o desafio é maior porque é no pós-pandemia, de resgatar o grande propósito da Cipa junto à instituição e sua forma de atuação. Temos um grupo bastante qualificado e diversificado, que nos ajudará em todas as áreas, com o qual alinharemos o planejamento das ações e, tenho certeza, faremos uma grande gestão que contribuirá com o hospital, os colaboradores e o ambiente em estamos inseridos.”

Gerente de Recursos Humanos do HCI, Rosemeri Schuster Noster deu as boas-vindas aos novos cipeiros destacando a importância da Cipa para a Instituição. “Vocês vêm para fortalecer e fazer ainda mais pela instituição, garantindo um serviço de qualidade. Temos muito trabalho a ser feito e é muito bom termos a oportunidade de fazer parte, é muito gratificante saber que, em algum momento, podemos contribuir com o HCI”, disse Rose, agradecendo aos representantes daCipa2020/2021presentes no ato.

Engenheira de Segurança do Trabalho do HCI, Luana Obregon chamou atenção para as mudanças na legislação, que entram em vigor a partir de 7 de janeiro de 2022, em que todas as Comunicações de Acidentes de Trabalho (Cats) emitidas pelo Hospital serão registradas no e-social – Saúde e Segurança do Trabalho. Ela também pediu alerta à NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de Saúde, recomendando a adoção de medidas preventivas a cada situação de risco e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro. “O check list é nosso indicador de qualidade e ele deve ser adotado por todos. O EPI é o último recurso utilizado, porque sozinho ele não evita acidentes, antes dele, precisamos identificar os riscos, controlando-os e/ou eliminando-os. É preciso respeitar as normas, que foram criadas para segurança de todos, devemos nos proteger e aos demais, apontando quando há situações que não estão de acordo com o certo.”



CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung