NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

HCI investe em técnica inovadora na higienização das mãos

POSTADO EM: 11/10/2021
HCI investe em técnica inovadora na higienização das mãos

Em busca de certificações, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) aprimora cada vez mais os serviços prestados, investindo em tecnologias inovadoras alinhadas a padrões de qualidade de grandes centros em Saúde. Tendo em vista que a higienização das mãos pode ser considerada como a mais importante ação isolada na prevenção e controle de infecções em serviços de Saúde, evidenciada pela pandemia de covid-19, o HCI realiza investimentos na segurança do paciente, e, desde a última semana, o Centro Cirúrgico conta com uma nova técnica para antissepsia cirúrgica das mãos, chamada de Rio Hands Scrub.

A antissepsia das mãos e dos antebraços é um procedimento que integra as atividades de paramentação cirúrgica como uma medida de prevenção de infecção do sítio cirúrgico. Com o advento dos princípios antissépticos, a necessidade do uso de escovas tem sido questionada e a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda seu abandono devido às lesões provocadas na pele. Na mesma linha, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda preparações alcoólicas para preparo cirúrgico das mãos, justificada pela eficácia antimicrobiana, facilidade de aplicação, menor dano à pele e economia de tempo.

No método de antissepsia cirúrgica das mãos, diferentemente da técnica de escovação, ocorre somente a parte química por meio da aplicação e fricção do agente antimicrobiano, sem a utilização de artefatos. O Rio Hands Scrub, novo conceito neste procedimento, tem formulação exclusiva com dois ativos que reduzem a microbiota da pele e, através de 17 passos de antissepsia, é garantida ação imediata com efeito residual de 8 horas.

“É uma técnica nova, que utiliza tecnologia de ponta e ajudará a reduzir o risco de infecção cirúrgica. Com esse produto, somos o primeiro hospital do interior do Estado a aderir à nova técnica, considerada o padrão ouro nos grandes centros e pelo mundo afora, na antissepsia pré cirúrgica das mãos, com a finalidade de melhorar a segurança dos pacientes”, explica a médica infectologista do HCI, Paula Korsack, destacando que o investimento, além de representar um salto no uso de tecnologia de ponta pelo Hospital, também representa a economia de recursos financeiros naturais. “Diminuiremos a quantidade de resíduos, porque não usaremos mais as escovinhas, e o consumo de água, gerando economia e contribuindo com o meio ambiente.”

Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do HCI, Rosana Gobo relata que foi ao revisar os processos visando a melhoria da qualidade e segurança técnica que teve acesso ao Rio Hands Scrub, e, em conversa com a médica Paula, optaram pela adesão. Além disso, ela destaca que eram utilizadas três mil unidades de escovinhas em média por mês, e todo esse resíduo gerado tem um custo para sua destinação adequada. Com o uso do Rio Hands Scrub há menor utilização de recursos naturais, uma vez que não utiliza água em seu processo de antissepsia, dispensa uso de compressas ou qualquer outro material absorvente para secagem das mãos.

O refil do dispositivo possui válvula antientupimento e anti retorno, sendo usado conforme acionado, garantindo a dispensação completa do conteúdo, evitando desperdícios. “Resulta em uma economia significativa de insumos no procedimento de preparo das mãos, e a diminuição do custo para este processo, considerando que um  refil equivale a 200 escovinhas”, complementa Rosana, lembrando que o HCI faz sua parte no compromisso com o meio ambiente e as gerações futuras, ao adotar processos sustentáveis que reduzem a dispensação de químicos  através da água, reduzindo a poluição ambiental.

Para se adequar à nova técnica, médicos e profissionais que atuam no Centro Cirúrgico foram treinados. A instalação dos equipamentos para testes ocorreu no dia 14 de setembro, e os treinamentos nos dias 15 e 16, neste último, com a presença de farmacêutica especialista. Na última semana, os dispensadores foram instalados nas três estações de preparo pré cirúrgico das mãos, com treinamento das equipes na quinta e sexta-feira, tendo continuidade ao longo do dia de hoje.


CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung