NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

HCI promove simpósio sobre a Prematuridade

POSTADO EM: 22/11/2022
HCI promove simpósio sobre a Prematuridade

Do início do ano até o momento, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) registrou 130 nascimentos de bebês prematuros, que receberam todo o suporte e assistência prestada pelos profissionais da UTI Neonatal. A prematuridade, causadora de muitos medos e aflições, norteia as ações da campanha Novembro Roxo e foi tema do 3º Simpósio de Neonatologia do HCI, que reuniu profissionais especializados no assunto, contando com a presença de acadêmicos dos cursos de Saúde de instituições de ensino do município.


A diretora voluntária Liane Copetti Ghisleni e o diretor-geral, Jeferson Machado Pereira, realizaram o acolhimento dos participantes, e o cerimonial ficou por conta da enfermeira gestora da Educação Continuada, Cledir França.

O gestor lembrou que o HCI realiza uma série de ações e adequações na busca pela certificação na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), assunto que foi abordado pelas profissionais da Instituição de Saúde: enfermeira gestora da Clínica Obstétrica, Mariana Frohlich Alievi; responsável técnica pelo Banco de Leite Humano, nutricionista Daniele Schott Debesaitys; médica obstetra plantonista da Clínica Obstétrica, Nádia Ceolin; e médica pediatra, coordenadora da Pediatria, Eduarda Pelegrin.


Antes disso, a enfermeira gestora da UTI Neonatal do HCI, Débora Savedra, falou sobre a importância da garantia do contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento, assunto que é tema da campanha Novembro Roxo, deste ano.


A programação teve apresentação do projeto de extensão Prematuros: Prevenção, Cuidado e Apoio, da Unijuí, pela coordenadora, psicóloga Amanda Sehn, e pela extensionista, fisioterapeuta Simone Zeni Strassburger. Já as fotógrafas Simara e Simone organizaram uma exposição especial com ensaio fotográfico com bebês da UTI Neo, autorizado pelos pais, e também um vídeo com depoimentos emocionantes daqueles que enfrentam este delicado momento.


As crianças da Escola de HCI proporcionaram um momento cultural, com muita descontração, na abertura do evento. 


UTI Neo HCI - Em atuação desde 16 de outubro de 2000, a UTI Neonatal do HCI já atendeu cerca de cinco mil recém-nascidos, sendo 130 internações registradas neste ano, até o momento. A Unidade está localizada no terceiro piso do Hospital e dispõe de oito leitos neonatal pelo SUS, regulados pela Central do Estado através do Sistema Gerint, e dois para convênios.


Conta com equipe multiprofissional composta por oito médicos pediatras, sendo o responsável técnico especializado em Neonatologia e cardiopediatria; um enfermeiro assistencial coordenador, especialista em Terapia Intensiva, seis enfermeiros assistenciais e 28 técnicos de Enfermagem; quatro fisioterapeutas; uma fonoaudióloga, que presta serviços para toda a demanda da Instituição; duas higienizadoras; uma escriturária; além de todo o aparato e suporte das equipes de apoio. O conhecimento científico e a habilidade técnica são características essenciais para o rigoroso controle das funções vitais na tentativa de reduzir a mortalidade e garantir a sobrevivência dos recém-nascidos de alto risco.


São assistidos recém-nascidos de 0 a 28 dias de vida, pré-termos, termos, e pós-termos, com diversos diagnósticos: prematuridade, taquipnéia transitória, síndrome da membrana hialina, desconforto respiratório, pneumonias, asfixia neonatal, hipóxia neonatal, sepse, hipoglicemia, problemas neurológicos, dentre outros.


Dia da Prematuridade - Celebrado em 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade foi criado para sensibilizar e inspirar todos a refletirem nas estratégias para prevenção ao nascimento prematuro e para melhorar a assistência neonatal aos pacientes, como parte da campanha Novembro Roxo alusiva à elaboração de medidas de enfrentamento e de ações voltadas à Saúde Materno Infantil.





CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung