NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

Resultado de muito empenho, HCI conquista novos equipamentos para o tratamento de câncer

POSTADO EM: 05/08/2022
Resultado de muito empenho, HCI conquista novos equipamentos para o tratamento de câncer

Com investimento avaliado em R$ 11,5 milhões, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) irá adquirir um novo Acelerador Linear e uma Braquiterapia, ambos utilizados no tratamento de câncer de pacientes de toda a Macrorregião Missioneira, com abrangência a mais de 1,5 milhão de pessoas. A confirmação foi dada ontem, durante reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, ao representante da Instituição de Saúde, o coordenador de Relacionamento Institucional, Allan Fonseca, com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, que recentemente acompanhou o ministro, Marcelo Queiroga, em visita a região, na qual o HCI se fez presente. Também participaram, a secretária de Atenção Especializada à Saúde, Maíra Batista Botelho, o chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares, Paulo Tiago Almeida Miranda, e Dijanara Santana, assessora de Orçamento do deputado federal, Ubiratan Sanderson (PL/RS), vice-líder do governo no Congresso Nacional.


A aquisição do novo Acelerador Linear, da Elekta Infinity, que possui a mesma calibragem do atual equipamento, porém, mais moderno, será feita com recursos do Ministério da Saúde. O equipamento,  cuja tecnologia preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor, é o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar os efeitos colaterais.


Já, a Braquiterapia será adquirida por meio de emenda parlamentar a ser destinada pelo deputado Sanderson, no valor de R$ 1,5 milhão. O aparelho, usado no tratamento de câncer de colo de útero, reduz os riscos de lesões em tecidos e células saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais como cansaço, vermelhidão, coceira ou ressecamento na pele, queda de cabelo e outros, quando comparada à radioterapia normal.


“Os dois equipamentos foram garantidos hoje e até o final do ano estarão adquiridos, uma conquista do Hospital graças a união de todos, mas não podemos deixar de ressaltar o importante trabalho de intermediação feito pelo deputado Sanderson junto ao Ministério da Saúde”, salienta Fonseca.


Os dois equipamentos que o HCI dispõe atualmente, vão completar 20 anos e, portanto, ficarão obsoletos, sem assistência técnica. Ficar sem ambos comprometeria os atendimentos em Radioterapia, que tiveram uma alta expressiva no período pós-pandemia, conforme apontam os dados do serviço.


“Só temos a agradecer ao ministro Queiroga e a toda sua equipe e ao deputado Sanderson, pois esses investimentos fazem com que o HCI se torne cada vez mais uma excelência no tratamento de câncer em Ijuí, na região e no Estado. Muito trabalho e dedicação, com muito empenho de nosso colaborador Allan, assim como das diretorias voluntária e administrativa, mais uma vez dando resultado, mostrando a potência do HCI. Esses equipamentos irão qualificar ainda mais nosso Hospital, contribuindo para salvar mais vidas, que é sua função e objetivo, desde que foi criado. Só temos a agradecer a confiança em nosso trabalho, demonstrando a importância que o HCI tem não somente no Estado, mas também para o País”, comemora o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.


CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung