NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

Agosto Dourado: HCI incentiva o aleitamento materno

POSTADO EM: 02/08/2022
Agosto Dourado: HCI incentiva o aleitamento materno

O aleitamento materno é assunto levado a sério no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que atua alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), durante todo o ano. Para este mês, está programada uma série de atividades alusivas à campanha Agosto Dourado, com o tema “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”. Criada em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a iniciativa, desenvolvida em todo o País, leva a cor dourada por representar o padrão ouro de qualidade do leite materno.


Entre as atividades está o 1º Mamaço HCI, no dia 21 de agosto, na Praça da República, realizado pelo Banco de Leite Humano (BLH) com apoio do poder público municipal. O objetivo é, além de incentivar o aleitamento materno, sensibilizar a sociedade quanto à naturalidade do ato de alimentar o bebê em público, sem o constrangimento que muitas mães relatam, destacando também a importância do trabalho desenvolvido pelos bancos de leite humano. Outras ações também ocorrem em municípios da região.


“Amanhã, nossa equipe do BLH vai a Santo Augusto participar da Semana do Aleitamento Materno, e realizar o cadastro de novas doadoras, apresentar o Banco de Leite e seu funcionamento. Também entregaremos um mimo às mamães da UTI Neonatal e nossas doadoras, para marcar a data”, conta a responsável técnica pelo serviço do HCI, nutricionista Daniele Schott. Ela lembra que, em julho, o HCI lançou sua campanha institucional “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida”, para fazer frente à crescente demanda pelo alimento.


Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo no vínculo entre mãe e bebê. “É fundamental que a criança o receba como única fonte de alimentação até os seis primeiros meses de vida”, ressalta a diretora voluntária do HCI, Liane Copetti Ghisleni, que também é nutricionista e participou da estruturação do BLH da Instituição. “A amamentação também traz benefícios às mães, entre eles, melhor recuperação do parto e menor risco de câncer de mama.”


Cerca de seis milhões de vidas são salvas todos os anos por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança, conforme dados da OMS e da Unicef; no Brasil, somente 39% dos bebês são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida. “Proteger, incentivar, promover e possibilitar o aleitamento materno, seja por meio da amamentação ou da doação de leite humano, é uma responsabilidade social compartilhada e um compromisso do HCI”, acrescenta Liane.


O HCI preza que toda família receba o apoio necessário para a amamentação, desde o nascimento, com o incentivo do Banco de Leite em todas as fases. Para mais informações, entre em contato pelo whatsapp 9 9213 0248.


Grupo da Gestante HCI: Na última semana, o HCI retomou o seu Grupo de Gestantes, em novo formato, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação, dividida em dois encontros, reuniu cerca de 50 gestantes, de Ijuí e região, com patrocínio da Eurofarma - coffee e mimos distribuídos. Foram trabalhados os temas Pré-Natal e Puerpério, pela enfermeira da SMS, Karine dos Santos Lima; Trabalho de Parto e Parto pelos residentes em Obstetrícia, João Guterres e Caroline Alegre; e Atendimento ao Recém-nascido e Amamentação, pela residente em Pediatria, Poliana Cadore, e pela enfermeira do HCI, Karolina Polo. Foi um momento importante de muito aprendizado e que transmitiu maior segurança às mamães.


CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung