NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

HCI chega aos 87 anos com história de superação e conquistas

POSTADO EM: 17/06/2022
HCI chega aos 87 anos com história de superação e conquistas

Há 87 anos, um grupo de pessoas da comunidade ijuiense dava início a uma Instituição de Saúde filantrópica cuja trajetória iria se fundir (e confundir) com a própria história da cidade de Ijuí. Ao longo dos anos, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) cresceu, evoluiu e hoje é considerado um dos maiores do Estado, sendo reconhecido no cenário nacional, nas diversas especialidades que oferece.


É formado por um quadro de profissionais especializados composto por 1.180 colaboradores, dos quais cerca de 80% são mulheres; um corpo clínico com 219 médicos especialistas nas diversas áreas; mais 50 médicos residentes nos oito programas oferecidos pelo Hospital; além de servir de cenário para estágios do curso de Medicina da Unijuí e de outras disciplinas na área da Saúde.


Dentre tantos desafios enfrentados ao longo destes anos, é possível afirmar que foi na pandemia que os caminhos tomaram outro rumo, tanto para os profissionais, que precisaram atuar na linha de frente no combate à covid-19, quanto para a Instituição, que precisou se reorganizar para se manter em pé - nos diferentes níveis. Os problemas econômico-financeiros aliados ao ritmo frenético de trabalho, com remanejamento de equipes e abertura de alas para atender a urgência da disparada dos indicadores, impôs desafios diários nos piores momentos.


Ao assumir a gestão 2020/2022, a palavra de ordem da diretoria voluntária  era simples, porém, nem tanto: colocar a casa em ordem. Decisões foram tomadas, nem todas agradáveis; mas necessárias. As contas foram auditadas, os problemas identificados e o trabalho,  então, teve início com a busca por soluções imediatas e de médio e longo prazo. O resultado de toda essa entrega culminou em um fechamento anual com superávit de R$ 1,3 milhão em 2021, depois de mais de uma década fechando o ano com resultado negativo.


Ainda longe de dizer que a situação é tranquila, o HCI segue crescendo, tanto na qualidade dos atendimentos e na ampliação da oferta de serviços, quanto nos investimentos na infraestrutura e em tecnologias de primeiro mundo, oferecendo a seus pacientes - SUS, convênio e particular -, o que há de melhor em tratamentos de média e alta complexidade, além de ser porta de entrada na Urgência e Emergência para toda a população de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).


E, não para por aí.


“Quando assumimos, há dois anos, iniciamos a implementação de nosso Plano de Trabalho e, mais do que isso, muitos investimentos e entregas vêm pela frente representando definitivamente o novo rumo do HCI, uma mudança total em sua já consolidada história de mais de oito décadas e que o transformou em um centro de referência em assistência, ensino e pesquisa, conduzido por uma comunidade de centenas de colaboradores juntamente com médicos, residentes, pesquisadores, acadêmicos, estagiários e jovens aprendizes, com foco total no paciente e no melhor atendimento”, enfatiza o vice-presidente do HCI, Marco Antônio Sagave.


Para o presidente do HCI, médico Douglas Prestes Uggeri, que conhece de perto a realidade da Instituição, há 12 anos, quando iniciou seu trabalho na Unidade de Hemodiálise, transparência e responsabilidade definem o novo momento vivenciado pelo Hospital, que tem foco em se manter como uma instituição de ponta em alta complexidade.


“Contamos com equipes multidisciplinares, corpo clínico de especialistas e profissionais altamente qualificados atuando no cuidado integral a nossos pacientes. Temos tecnologias e equipes qualificadas e, com certeza, todos que fazem parte deste momento de mudanças, equilíbrio, avanços e conquistas estão deixando sua marca na história do HCI para sempre. Quero agradecer aos nossos pacientes, que confiam em nosso trabalho para cuidarmos de seu bem maior, a vida, e aos nossos colaboradores, médicos e funcionários, por fazerem com seu trabalho o HCI ser a referência e potência que é, no atendimento à Saúde”, finaliza Uggeri.


Para celebrar a data junto a seus colaboradores, o HCI organizou o tradicional bolo de aniversário, compartilhando mais um ano de existência e marcando o início da nova gestão, nesta segunda-feira, dia 20.




CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung