NOTÍCIAS

Voltar
Voltar

NEP promove a 1ª Semana da Pesquisa Clínica HCI

POSTADO EM: 16/05/2022
NEP promove a 1ª Semana da Pesquisa Clínica HCI

O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) promove ações virtuais e presenciais dentro do Mês da Pesquisa Clínica. Além de rodas de conversas com grupos de saúde das Unidades Básicas de Saúde, a programação inclui ações nas redes sociais, com a realização de três lives, e também entrevistas com convidados especiais.
Abrindo a programação da 1ª Semana da Pesquisa Clínica HCI, acontece hoje, a partir das 19h, live com a farmacêutica e consultora em Pesquisa Clínica, Gabriella Remedi, que abordará o tema: “Pesquisa Clínica no Brasil”, transmitida pelo Instagram do HCI - @hospitaldecaridadeijui - gratuitamente. Amanhã, a live abordará “O papel do coordenador de estudo clínico” e, na quinta-feira, é a vez de falar sobre “Pesquisas de iniciativa do investigador e a ponte com o MSL”.
Na semana passada, as integrantes do NEP, Fernanda Igansi e Camila Donato Mahl, participaram de encontro do grupo de Saúde do ESF Glória, enfatizando a importância dos estudos clínicos para a sociedade. A ação, que deverá se repetir nas demais unidades, visa elucidar a população sobre a importância da pesquisa clínica, esclarecendo mitos e tabus, a partir de rodas de conversas educativas, acentuando que esses estudos são realizados nos diversos ramos da área da Saúde e tem por objetivo descobrir novos medicamentos, conhecer detalhes das doenças, estabelecer novos tratamentos e proporcionar qualidade de vida aos pacientes. “Foi uma experiência excelente, pois, ao podermos explicar que os participantes não são cobaias estamos ao mesmo tempo fortalecendo a estrutura da pesquisa no HCI e gerando um ambiente mais adequado para o atendimento de participantes, garantindo que a pesquisa tenha a sua execução dentro de boas práticas clínicas e que as normas sejam cumpridas. A conversa contou com bastante interação, agora, estamos aguardando a confirmação da data pelo bairro Getúlio Vargas e o retorno dos grupos do Modelo, e já temos agendado encontro no Tancredo Neves, para o dia 8 de junho”, explica a farmacêutica do NEP, Camila Donato Mahl.
A programação também prevê uma visita à Câmara de Vereadores e às rádios locais para divulgar o trabalho que está sendo realizado, e marca também o Dia Internacional da Pesquisa Clínica, celebrado em 20 de maio. “É importante estabelecermos esses canais de comunicação com a sociedade para falarmos sobre a pesquisa clínica e o quanto ela fortalece os tratamentos em Saúde e contribuem para o conhecimento tanto para o SUS quanto para a população em geral, uma vez que, a partir e através dela, são investigados temas relacionados ao diagnóstico e tratamento de doenças em seres humanos, visando sua segurança e eficácia, além de realizar estudos epidemiológicos”, finaliza a coordenadora do NEP, doutora Roberta Cattaneo.


CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Developed by Agência Jung