Campanha de amamentação destaca importância do aleitamento após o retorno das mães ao trabalho

  • 10 de agosto de 2023
Coordenadora do setor, Daniele Schott destaca campanha de arrecadação do alimento para o Banco de Leite Humano do HCI

Alimento completo e seguro, o leite materno faz bem para os bebês e também para as mães. Para divulgar esses inúmeros benefícios é que foi criado o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção de ações de esclarecimento e conscientização sobre a importância do ato.

Apesar de positivo, o ato de amamentar ainda é desafiador sob muitos aspectos. Um deles foi o tema escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno este ano: “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para pais que trabalham”. A dificuldade em manter a amamentação no retorno das atividades laborais é uma das principais razões para o desmame precoce, afirma Daniele Schott, coordenadora do Banco de Leite do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI).

Segundo a nutricionista, para vencer esse obstáculo é fundamental fortalecer a rede de apoio dessas mulheres, sobretudo no ambiente de trabalho. “Se essa mãe tiver um gestor que a ajuda e a estimula, ela vai conseguir amamentar por mais tempo”, diz.

Entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizam o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida dos bebês. Entretanto, segundo a própria OMS, menos da metade das crianças com essa idade são amamentadas exclusivamente. A cessação do ato antes dessa faixa etária, explica Daniele, é considerado desmame precoce.

Para estimular as mulheres e também servir de apoio, o HCI promove ações de divulgação internas e externas, a fim de conscientizar mães e empregadores sobre a importância da amamentação. Além disso, a instituição conta com uma campanha de arrecadação do alimento para o seu Banco de Leite. As doações são oferecidas para pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e no berçário.

“Hoje, temos uma demanda mensal de 45 litros por mês, em média. Nem sempre conseguimos estoque para os 30 dias. Esse leite é importante para que esses bebês tenham contato com todos os benefícios do alimento”, explica a nutricionista.

Mulheres que estejam amamentando exclusivamente no peito e têm produção excedente de leite são candidatas à doação. Também são pré-requisitos não fumar, não ser usuária de drogas ilícitas ou de medicação contraindicada na amamentação, não ter feito transfusão de sangue nos últimos cinco anos e ter todos os exames de sorologia negativos. O HCI fornece o kit para coleta e dá as orientações para a extração. Uma vez por semana, o Hospital também faz a coleta domiciliar.

Benefícios da amamentação

Para o bebê

  • Garante imunidade
  • Alimento é compatível com o sistema gastrointestinal dos bebês
  • Reduz o risco de desenvolver alergias e intolerâncias
  • Diminui a chance de sobrepeso e obesidade

Para a mãe

  • Auxilia na redução de peso
  • Reduz o sangramento pós-parto
  • Ajuda na contração uterina
  • Diminui o risco de desenvolver câncer de mama e de útero
error: Este conteúdo está protegido!